Quando falamos em estilos de decoração, é mesmo difícil eleger um queridinho entre tantas opções incríveis. Porém, na hora de decorar a casa, é fundamental definir um estilo principal para não errar na composição. O estilo escolhido é responsável por trazer unidade e equilíbrio para o projeto, deixando tudo mais bonito e harmonioso.

Pensando nisso, fizemos este pequeno guia com o estilos de decoração campeões de escolha para você se decidir. Confira!

1. Clássico

estilo clássico é uma decoração que nunca saí de moda, além de ser sinônimo de requinte e beleza. Surgiu na antiguidade, no período grego e romano, onde a arquitetura era sinônimo de beleza e riqueza de detalhes.

Esses valores da antiguidade continuaram presentes em outros estilos através do tempo, como no Barroco e no Rococó, onde ganhou expressão máxima. E hoje, a decoração clássica vem acompanhada de elementos contemporâneos, criando novos estilos: estilo clássico contemporâneo.

Deste modo, a decoração clássica é marcada pela imponência e requinte. De longe, é possível reconhecer este estilo decorativo, muito por causa dos detalhes que possui. Os mobiliários são produzidos em madeira trabalhada e possuem detalhes e ornamentos nos pés e puxadores que valorizam ainda mais as peças. As pratarias, vasos trabalhados, grandes espelhos, quadros com molduras envelhecidas com rebuscados ornamentos, lustres de cristais, arranjos florais, são exemplos de elementos que podem estar presentes na decoração clássica.

Uma outra característica desse estio de decoração é a simetria, com objetos de decoração, e até mesmo móveis iguais, no mesmo ambiente. Exemplos: par de vasos, mesas de canto, poltronas etc. Também é comum buscar a simetria com uma composição de quadros, mesmo com diferentes molduras e cores. Resumimos as principais atmosferas do estilo clássico:

  • riqueza de detalhes;
  • muitas peças decorativas;
  • uso de materiais nobres;
  • lustres de cristais.
Sala Neoclássica, remete as mesma características clássicas, mas com móveis um pouco mais retos. Imagem: Designer de Interiores Michael Siller
Quarto clássico, com boiserie nas paredes e cama em capitonê. São características marcante do estilo.
Décor estilo clássico contemporâneo. consiste em usar elementos clássicos e as linhas retas do estilo contemporâneo. Imagem: Chris Hamoui
Sala clássica contemporânea com muitos materiais nobres. Imagem: Cris Hamoui

2. Minimalista

Os amantes do estilo minimalista procuram manter no ambiente aqueles móveis indispensáveis, uma ou outra obra de arte de destaque e peças decorativas suaves. A ideia por trás desse estilo é favorecer a leveza e amplitude dos cômodos, mantendo ali somente o necessário.

Cores claras combinadas com acabamentos em vidro ou aço são muito utilizadas nesse cenário onde “menos é mais”. O mobiliário prioriza aspectos como linhas retas e qualidade de acabamento.

Para adotar esse estilo, você deve pensar cuidadosamente nos móveis que deseja ter. Um simples aparador no hall de entrada, um confortável sofá no living e uma bela mesa na sala de jantar são exemplos de peças essenciais na composição da casa. O erro estaria em escolhê-las em tamanhos desproporcionais às dimensões do ambiente, ou então, comprá-las apenas para preencher espaço.

O minimalismo consiste em escolher objetos de décor priorizando a qualidade e não a quantidade. Isso significa pensar no custo-benefício, investindo em peças que sejam ao mesmo tempo funcionais e bonitas. Resumimos as principais características do estilo minimalista:

  • poucos móveis e de qualidade;
  • cores claras e tons pastéis;
  • somente peças essenciais;
  • circulação livre.
Sala de estar em tons pasteis e detalhes minimalistas.
Tons claros e pouco objetos no ambiente.
Linhas retas deixa o banheiro leve e minimalista.

3. Moderno ou Contemporâneo

Os estilos de decoração mais modernos e contemporâneos também não abrem mão da neutralidade dos materiais e das cores escolhidas. Brancos, nudes e cinzas são alguns dos tons mais preferidos, tanto em nuances claras quanto escuras.

Assim, com uma base neutra, fica mais fácil escolher os demais elementos decorativos que dialoguem com a personalidade do dono da casa, como quadros, arranjos e obras de arte de design mais arrojado.

Outro ponto forte do estilo moderno é a composição em conceito aberto, integrando os ambientes de convivência e delimitando apenas o espaço das áreas íntimas da casa. Isso favorece a sensação de amplitude e leveza nos cômodos, além de trazer mais unidade ao projeto. Resumimos as principais características do estilo moderno:

  • base neutra;
  • cores pontuais;
  • peças de design arrojado;
  • conceito aberto.
Base neutra, tons de cinza e destaque da escultura contemporânea.
Iluminação contemporânea, linhas retas e luminária futurista.
Pé direito duplo, base neutra e a luminária fez o diferencial do ambiente
Mesmo revestimento na parede, piso e teto. Traz sensação de amplitude e um toque moderno ao ambiente.

4. Retrô

Primeiramente, vamos explicar a diferença entre os estilos vintage e retrô. Enquanto o primeiro remete a peças antigas originais de fábrica, os elementos retrô são aqueles adquiridos novinhos em folha nas lojas, porém com design que remete àquela decoração mais antiguinha.

Esse estilo de decoração é muito escolhido para compor residências joviais, onde a elegância e a originalidade da composição falam mais alto. Móveis com aquele aspecto rudimentar, peças de design típico e cores vibrantes marcam esse tipo de composição.

Uma decoração retrô bem-sucedida mescla itens do tipo oldschool (como eletrodomésticos antigos) com peças mais contemporâneas, como espelhos contínuos (do chão ao teto, por exemplo) ou algum objeto de design mais arrojado, como uma luminária em pedestal. Resumimos as principais características do estilo retrô:

  • móveis arredondados e com aspecto antigo;
  • elementos oldschool;
  • peças de antiquário;
  • cores vibrantes.
Ambiente clean, o móvel estilo retrô trouxe o diferencial e harmonia ao ambiente.
Elementos de velha escola e cores vibrantes, caracterizam o estilo retrô.
Sofá retrô, mesas com o pé palito e muita cor no ambiente.

5. Rústico

décor rústico é bastante famoso por sua proposta campestre e rudimentar. Tudo isso, é claro, sem abrir mão do requinte das composições. Até porque a madeira, que é um elemento nobre por natureza, é o material protagonista desse estilo. Ela vem combinada com outros materiais de origem natural, como pedras e fibras, na intenção de trazer a natureza para dentro de casa.

Dessa forma, as sensações de relaxamento e aconchego conseguem se sobressair no décor, tornando os ambientes rústicos bastante convidativos. As cores podem variar desde tonalidades neutras aos tons mais vibrantes, principalmente os quentes (como amarelo e vermelho), que contribuem para uma atmosfera acolhedora.

Móveis restaurados e relíquias de família, como as cristaleiras, têm tudo a ver com o décor rústico. Nesse ponto, ele dialoga bastante com o estilo retrô. Como os tons de base tendem a ser um pouco mais escuros, como os terrosos, capriche na iluminação para criar um ambiente ainda mais acolhedor. Resumimos as principais características do estilo rústico:

  • móveis de madeira ou restaurados;
  • materiais naturais, como pedras e fibras;
  • tons terrosos para a base;
  • cores quentes para os detalhes.
Muita madeira, tons terrosos torna o ambiente bastante convidativo.
Pedras naturais, são os destaque do lavabo.
Parede de tijolinhos e muita fibra natural! Imagem: Letícia Granero Interiores
Azul marinho e branco, para trazer luz e constrastar com a parede rústica.
Imagem: Letícia Granero Interiores

6. Industrial

Eis outro estilo que está ganhando lugar cativo quando o assunto é decoração. O cimento queimado é o protagonista do décor industrial, pois esse tipo de acabamento remete àquele visual do típico “chão de fábrica”. Ele é muito utilizado para revestir pisos, paredes e até superfícies como bancadas na cozinha ou banheiro.

Outra marca característica desse tipo de décor é o conceito aberto, assim como nas composições modernas. A diferença é que, na composição industrial, é muito comum que as vigas e fiações fiquem expostas, compondo uma atmosfera mais urbana para dentro de casa. Resumimos as principais características do estilo industrial:

  • uniformidade de cores;
  • prevalência do cinza e suas variações;
  • acabamento em cimento queimado;
  • conceito aberto com instalações aparentes.
Muitas instalações aparente, trazem o diferencial do estilo industrial.
Banheiro todo em cimento queimado.
Estilo despojado, iluminação aparente e teto de cimento queimado.

Esses são os principais estilos de décor no design de interiores. Escolha o seu e deixe a decoração falar mais alto no ambiente, transmitindo harmonia e equilíbrio em cada detalhe!

Ficou inspirado? Entre em contato conosco e solicite um orçamento para começar seu novo projeto com qualidade, confiança e agilidade.