Você sabe o que é boiserie? A técnica talvez não seja tão conhecida, mas é muito usada em decorações de luxo. Surgida na França, entre os séculos 17 e 18, nada mais é do que revestir paredes com molduras feitas com madeira.

Ela traz muito refinamento a qualquer ambiente e foi muito influenciada pelo Rococó, movimento artístico em alta na época. Seu objetivo era, além de funcionar como isolante térmico, trazer requinte aos espaços, tornando-os luxuosos e únicos a partir das mais variadas formas.

Neste post, você vai entender não apenas o contexto histórico da boiserie com mais detalhes, mas também, quais são os tipos existentes, como usá-la na sua casa e em quais cômodos é mais indicada. Vamos lá?

Como surgiu a boiserie?

Apesar de terem sido criadas na França em meados dos séculos 17 e 18, as boiseries atravessaram os séculos e firmaram-se como uma marca decorativa através dos anos. Se antigamente eram usadas como isolantes térmicos, hoje em dia, elas são valorizadas por agregar um charme clássico aos ambientes.

Além disso, a técnica nasceu da necessidade da nobreza de tornar seus lares ainda mais requintados, mas atualmente é usada para diferentes fins, seja na decoração de um lar, seja em um escritório moderno. As boiseries, portanto, são muito versáteis e podem ser usadas de diferentes maneiras.

O que é a boiserie e quais os tipos existentes?

Voltando um pouco na história: originalmente, a boiserie era feita de madeira, mas esse formato foi reinterpretado e a técnica aderiu a novos materiais ao longo do tempo, criando ambientes diferenciados e muitas vezes inovadores — sem nunca, porém, perder a elegância típica da técnica.

Esse tipo de revestimento pode ser aplicado com gesso, cimento, poliestireno e, até mesmo, mármore. Sua beleza, porém, é bem tradicional em ser na madeira, que, além de ser um material nobre e de qualidade, carrega em si o contexto histórico da técnica.

Se você optar por investir em boiseries de madeira, pode escolher árvores mais nobres e que realcem a sofisticação do ambiente, como ipê, cumaru, teca, cedro, eucalipto, pinus ou, em uma decoração mais contemporânea, MDF — material derivado da madeira.

Uma dica: O material que mais utilizo em meus projetos é o poliestireno, pela praticidade, resistência e custo-beneficio. Hoje temos diversas marcas no mercado que vendem a barra de boiserie pronta, (geralmente chamam de roda-meio), em diversos tamanhos e modelos.

Como usar as boiseries na sua decoração?

Agora que você já sabe o que é boiserie, pode começar a utilizá-la para decorar seu lar. Veja, a seguir, algumas formas de você usá-la para deixar seus ambientes muito luxuosos, só com a presença da técnica.

Paredes incríveis

Um dos usos mais comuns da boiserie é o revestimentos das paredes de salas, quartos e, até mesmo, de cozinhas modernas. A primeira dica, portanto, é fazer uso da técnica para trazer aos seus ambientes diferentes geometrias.

Listas transversais, quadrados gigantes ou pequenos, e retângulos que acompanham quadros decorativos, criando uma sensação de unidade ao ambiente, são algumas das ideias.

Usos criativos

Um dos problemas encontrados em instalações elétricas é como esconder os fios. Que tal se você fizer uso da técnica da boiserie e criar caminhos para a fiação passar, pintá-los de uma cor e revestir o restante com boiseries em linha reta, que acompanhem esse trajeto?

Outra opção, por exemplo, é revestir um armário do quarto de casal e suas paredes laterais com a boiserie, tornando-o camuflado. Uma forma de ser criativo, e ainda conferir uma sensação de espaço e unidade ao ambiente.

Luz e boiserie

A iluminação pode ser uma grande aliada para destacar o uso da boiserie em qualquer ambiente, desde salas de estar até quartos e banheiros. Duas lâmpadas colocadas no centro de uma boiserie quadrada, por exemplo, podem ser o toque que faltava para fazer com que todos os olhos se voltem para ela.

Outra opção pode ser aplicar esse revestimento no teto, criando formas geométricas que acompanhem as lâmpadas e luminárias do ambiente. Moderno, mas ainda, muito elegante.

Decoração minimalista

Ficou encantado pelo charme das boiseries, mas queria aplicá-las de uma forma mais sutil na sua decoração? Que tal revestimento que forme linhas retas e minimalistas, dando personalidade e um ar de modernidade para uma sala de jantar de luxo, por exemplo?

Você também pode usar a técnica para fazer pequenos detalhes no lavabo ou na cozinha. Pode ser ao redor de pequenos itens, como espelhos ou porta-toalhas, ou no teto, combinando-as com o piso.

Onde aplicar as boiseries?

Apesar de terem nascido a partir de uma ideia mais clássica, as boiseries são muito versáteis e podem ser aplicadas em diferentes tipos de ambiente e estilos de decoração, do moderno ao retrô. Em geral, a técnica é usada para quartos, salas de estar ou jantar e cozinhas, mas as possibilidades são infinitas.

Com um bom projeto de design de interiores, você pode explorar as diversas facetas da técnica e, quem sabe, criar um ambiente único e com muita personalidade. Não é segredo, entretanto, que as boiseries são muito utilizadas nas paredes, e não é à toa: elas têm o poder de trazer requinte e um toque especial ao seu lar, além de ficar incríveis em diversas cores e formatos.

Deu para entender o que é boiserie e se inspirar nas dicas sobre decoração de interiores com profundidade e detalhamento? A ideia é que você possa, com essas ideias, fugir do convencional e trazer soluções para deixar o seu ambiente tão luxuoso quanto você sempre sonhou.

Selecionei algumas inspirações para você:

Se gostou deste post e deseja ficar por dentro de mais dicas e inspirações de decoração de interiores? Assine a nossa newsletter e receba nossos conteúdos em sua caixa de emails!