Inspiradas na ideia do open concept (conceito aberto), amplamente utilizado nas casas norte-americanas, as pessoas têm apostado em ambientes integrados. A união da sala com a cozinha ou do quarto com o escritório, por exemplo, cria uma sensação de espaço maior e de mais unidade, além de manter próximo quem frequenta os ambientes. É uma ótima opção de decoração de casa nova.

O que queremos dizer é que se foi a época em cada cômodo era restrito aos limites de quatro paredes. Hoje, as pessoas preferem trocar um pouco da privacidade por espaços em comum, sem que ninguém fique isolado. Por meio de um conceito mais aberto e sem divisões, a casa ou apartamento tende a parecer maior, o ar circula mais e a luz chega com mais facilidade.

Percebemos que integrar ambientes é uma tendência em ascensão no design de interiores. Como funciona? Que espaços podem ser integrados? Quais as vantagens? O que cuidar na hora da reforma? Compartilharmos as respostas com você neste post. Acompanhe!

Por que apostar em ambientes integrados?

Já reparou que a cada novo empreendimento lançado, a metragem está cada vez menor? Para ter a sensação de amplitude, muita gente tem adotado os ambientes integrados. Sem contar quem gosta de receber visitas ou quer estar sempre junto.

A melhor forma de ser um bom anfitrião, por exemplo, é ter uma sala integrada à cozinha. Assim, ninguém precisa ficar separado por uma parede, não é mesmo?

Além de criar espaços maiores, a integração traz mais praticidade para o dia e a dia, bem-estar e qualidade de vida, já que transforma poucos metros quadrados em uma área maior e sem paredes. E ela vai além de aumentar os cômodos, proporciona convivência social, melhora a circulação e a entrada de luz.

Funciona para áreas internas e também na junção de espaços internos e externos, como as sacadas integradas ou varandas gourmet. Elas passam uma sensação de liberdade, como se o apartamento estivesse ao ar livre, apesar do ambiente fechado. E com a ajuda de um bom profissional, luxo e sofisticação podem compor a decoração.

O que são e quais os benefícios de unir espaços em comum?

Para que você visualize melhor como funciona, vamos falar de modo mais detalhado sobre a integração. Ambientes integrados são espaços unidos por meio de elementos decorativos (móveis, tapetes, revestimentos etc.) em vez de paredes. A ideia é eliminar a barreira visual para ganhar uma visão contínua de todos os espaços.

A busca por um conceito mais aberto começou com os lofts, que eram grandes galpões integrados e foram transformados em ateliês ou estúdios. O estilo foi adaptado para as casas e tem sido procurado por quem quer otimizar o espaço, melhorar o convívio social ou receber pessoas.

Ambientes que podem ser integrados

As possibilidades são infinitas. É possível unir a sala de estar ou jantar à cozinha, ou até mesmo à sacada, o quarto ao escritório, a cozinha à área de serviço. Separei algumas possibilidades:

Sala de estar/jantar + cozinha

Diversão e gastronomia levam a uma das uniões mais clássicas, principalmente para quem gosta de receber pessoas em casa e conversar enquanto prepara a comida.

Varanda gourmet + sala

Para ampliar a sala e integrar uma área de lazer aos momentos gourmet do dia, fechar a sacada pode ser uma boa alternativa. A união proporciona um convívio mais interativo e funcional.

Home Office integrado

Ter um escritório em casa passou a ser uma necessidade, graças aos avanços da tecnologia. Você não precisa de um espaço entre quatro paredes para criar um ambiente de trabalho. Pode integrar ao quarto, à sala ou varanda com portas de correr ou estantes.

Sala + quarto

Apartamentos pequenos podem integrar os dois ambientes a fim de criar uma unidade e aumentar o espaço. Investir em mobiliários de dupla função deixa tudo mais prático, assim como, os armários com nichos vazados.

Cozinha + lavanderia ou jardim

A primeira opção é boa para lugares pequenos e pode ser dividida por um elemento decorativo vazado. A segunda é a alternativa preferida de quem busca maior contato com a natureza e pode ser incorporada por meio de uma porta de vidro.

Elementos que podem unir peças

Portas de vidro e janelões são efetivos para conectar espaços internos à área de lazer, jardim, varandas. Além de deixar o ambiente mais amplo e proporcionar uma integração visual, a luminosidade natural tem maior alcance, assim como a circulação de ar.

Se você gosta do contato mais próximo com a natureza, pode investir em jardins de inverno ou verticais e pergolados. Incorporar as cores e a textura das plantas ao ambiente integra o lado de fora com a parte de dentro.

Para criar unidade, temos que passar a sensação de continuidade através de elementos em comum. Cores, materiais, revestimentos, móveis que conversem entre si são alguns dos recursos utilizados para manter a harmonia visual entre os espaços.

Benefícios da integração de ambientes

A integração é uma tendência que segue em alta no design de interiores e é cheia de possibilidades. Listei os principais benefícios de aproveitar melhor os espaços e transformá-los em áreas sociais conectadas, modernas e mais funcionais:

Amplitude e funcionalidade

Falei bastante sobre ampliar os espaços, né? Afinal, é uma das maiores vantagens de trocar as paredes por divisórias, portas de vidro ou de correr, ou janelões. É possível fazer um melhor uso do espaço e melhorar a circulação.

Convívio social e interação

Com uma visão contínua e aberta de todo o ambiente, o convívio social também melhora entre as pessoas que frequentam a casa. Todos podem conversar e interagir, receber convidados e fazer eventos, sem obstáculos.

Iluminação e circulação do ar

Ambientes abertos permitem maior entrada de luz natural e facilitam a ventilação. Todos os espaços ficam mais arejados e dificilmente têm problemas com mofo. Outra vantagem impacta no bolso com a economia de energia elétrica.

Contato com a natureza

Um projeto que promove a integração entre ambientes internos e externos propicia um contato mais próximo com a natureza. É quase como transferir para a parte de dentro da casa toda a tranquilidade do lado de fora.

Que cuidados ter ao optar pela integração?

Unir ambientes requer alguns cuidados, uma vez que pode envolver elementos estruturais, como vigas e pilares. Outro fator para considerar tem a ver com as regras do condomínio, no caso de apartamentos. A preocupação vale para reformas em sacadas, principalmente, que, às vezes, precisam seguir algumas normas.

Vale lembrar que obras sempre causam barulho, sujeira ou odor. É uma pequena consequência em troca de ambientes integrados e mais funcionais. Lembre-se que isso vai passar quando as reformas terminarem. Por falar em cheiros, outro cuidado é com cozinhas integradas, que funcionam melhor com coifas para renovar o ar e impedir que o odor se espalhe.

A decoração merece um olhar à parte. Em um espaço aberto, os riscos de saturar os ambientes com peças ou cômodos demais são maiores. Na dúvida, o melhor a fazer é investir em tons mais neutros e uma curadoria de mobília. Cuidado para não sobrecarregar o ambiente visualmente, nem prejudicar a circulação com a escolha dos móveis.

Se quiser manter um pouco da privacidade, opte por portas ou painéis de correr para integrar, ao mesmo tempo, em que isola os ambientes. Conte sempre com a ajuda de um profissional experiente no mercado,  para transformar sua casa nova, é importante o planejamento e conhecimento da área, a fim de demarcar os espaços da melhor maneira possível, conciliando luxo e sofisticação com praticidade e um bom projeto luminotécnico.

Confira lindas inspirações de ambientes integrados:

Gostou das dicas? Veja por que você deveria contratar um designer de interiores para decorar sua casa.