Conforto é o novo luxo, e uma das formas de conferir sofisticação a uma casa é oferecer opções que, em geral, seriam encontradas apenas fora dela. Podemos pensar em lavanderias, piscinas, quadras de esporte e até mesmo o tema deste artigo: as cobiçadas e luxuosas adegas para casa.

Afinal, tomar um bom vinho em um restaurante sofisticado é uma experiência ótima, mas ter um cardápio de vinhos à escolha dentro de casa é ainda melhor. Pensando nisso, confira 4 formas de manter uma adega para casa, desde que cuidados tomar até como torná-la mais luxuosa a partir dos detalhes.

Onde instalar uma adega

O primeiro passo é escolher onde será colocada a sua adega. O lugar escolhido deve ser protegido do sol ou de qualquer iluminação muito forte, de forma a não alterar o aroma e o sabor naturais do vinho, e ficar afastado de ambientes com superfícies estáveis. Boas opções podem ser a sala de jantar, uma adega embutida na cozinha ou até mesmo um cômodo feito especialmente para isso.

Na decoração, a adega pode ser incluída de uma forma conceitual, seja a partir de um móvel planejado para essa finalidade, seja em bares móveis rústicos ou até mesmo modernos. A escolha é sua!

Cuidados com uma adega para casa

Na hora de instalar uma adega para casa é importante tomar alguns cuidados além dos citados. O mais importante é evitar deixar a adega perto de fogões, lareiras ou qualquer tipo de equipamento que gere calor. Isso deve ser feito para não prejudicar a funcionalidade da sua adega e a eficiência em manter seus vinhos sempre conservados.

Na limpeza, lembre-se de manter o ambiente da adega sempre livre de poeira, o que evita problemas no funcionamento e penetração de sujeiras indesejadas no local.

Como climatizar o ambiente

Se você deseja uma adega para casa bem climatizada, é fundamental que a umidade do ambiente seja ideal para não prejudicar o sabor da bebida. Se a umidade estiver baixa, as rolhas podem ressecar e permitir entrada de oxigênio na garrafa, alterando o sabor.

Já ambientes muito úmidos também pode prejudicar a preservação da bebida. Por isso, mantenha a umidade do ambiente da sua adega entre 65 e 75%, a fim de que as garrafas continuem intactas.

Clássica ou moderna? Escolha a sua

A sua adega para casa pode ser rústica, feita de madeira, ou moderna, como a adega elétrica. Ambas as opções precisam dos cuidados que destacamos, mas uma traz mais comodidade enquanto outra confere um ar clássico e retrô ao seu ambiente.

É possível optar pela combinação das duas, criando uma adega de madeira nobre com uma pintura diferenciada e, quem sabe, até iluminação LED entre os espaços para as garrafas, o que criará um visual único para sua adega e encantará qualquer convidado.

Todas essas dicas são essenciais para quem está pensando em aderir a uma adega para casa, trazendo mais conforto e luxo ao lar. Se você gostou dessas dicas e acha que elas podem ajudar mais pessoas, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!

15 fotos, para se inspirar: