A decoração de uma casa diz muito sobre seus moradores e é parte fundamental para garantir o seu bem-estar. Nesse contexto, as cores desempenham um papel importantíssimo, pois imprimem a sua personalidade, influenciam na iluminação do ambiente e são capazes de gerar sensações diversas nas pessoas, como tranquilidade, agitação e cansaço, sabia?  

Por isso, pensar nas cores é um passo fundamental em qualquer projeto de decoração. Ficou curioso? Então confira, a seguir, algumas dicas para usar as cores na decoração da sua casa! 

Entenda como funciona o Círculo Cromático 

O círculo cromático é dividido em 12 fatias, como em uma pizza, representando as cores primárias, secundárias e terciárias (acrescidas de sobretons) de maneira a formar um espectro perfeito.

A partir dele, podemos perceber quais cores são mais agradáveis ao nosso olhar e selecionar um conjunto de tons que podem ser utilizados em harmonia para a decoração de um ambiente. 

Veja, a seguir, quais são as cores primárias, secundárias e terciárias: 

  • primárias: azul, vermelho e amarelo, que originam todas as outras cores;
  • secundárias: resultado da mistura de duas cores primárias, como o verde que é a combinação de azul e amarelo;
  • terciárias: geradas a partir de uma cor primária e uma secundária, como o azul e o verde que geram o turquesa. 

Crie um esquema de cores na decoração 

Montar um esquema de cores significa pensar na combinação que será usada na decoração de um ambiente de forma harmoniosa e que transmita a energia certa. Ao trabalhar com o uso das cores na decoração, é necessário pensar no todo para conseguir alcançar o equilíbrio final dos tons. Considere as paredes, piso, mobiliário, objetos, quadros e tecidos. 

No entanto, é muito importante saber classificá-las como cores quentes, frias e neutras para entender o que cada ambiente precisa. Veja como é simples: 

  • cores quentes: são aquelas que transmitem sensação de calor e agitação como o laranja, amarelo e vermelho, muito utilizadas em cozinhas
  • cores frias: transmitem a sensação de frio, tranquilidade e relaxamento, como o azul, verde e violeta, usados em ambientes de descanso e trabalho; 
  • cores neutras: incluem o branco, off white, cinza, marrom e são excelentes para formar os tons base de um ambiente. 

Em uma sala, por exemplo, use tons suaves e neutros nas paredes, sofás e cortinas e as quentes para complementarem a decoração, como tapetes, vasos etc. Tenha em mente que cores claras refletem mais luz e ajudam a iluminar o ambiente, ao contrário das tonalidades escuras, como o preto. 

Conheça as principais paletas de cores

Ao planejar o esquema de cores da sua decoração, você tem alguns caminhos a seguir, como o estilo monocromático que é perfeito para compor ambientes sofisticados e elegantes.

Ele se baseia em explorar os tons e intensidades de apenas uma cor, sendo interessante quebrar a monocromia com peças decorativas contrastantes e mistura de texturas nas paredes e tapetes, por exemplo.  

As cores análogas, ou seja, que estão próximas entre si no círculo cromático, combinam confortavelmente. O ideal aqui é escolher uma cor dominante, outra secundária e uma terceira para destacar partes importantes do ambiente, como o azul, azul-esverdeado e azul-arroxeado. 

A combinação de cores complementares utiliza dois tons opostos do círculo, como o laranja e azul, e podem funcionar muito bem em conjunto com tonalidades neutras. Já que as cores complementares criam um contraste interessante, sendo uma ótima opção quando se quer deixar o layout chamativo. 

Por fim, a combinação tríade consiste em utilizar três cores que formam um triângulo no círculo cromático como verde, azul e laranja. Por serem colorações bem dramáticas e possuírem alto contraste, busque usá-las apenas em pequenos objetos e adornos, evitando móveis principais como o sofá, pois pode fazer você enjoar fácil deles. 

Neste post, você viu como usar as cores na decoração da sua casa e deixá-la muito mais elegante, sofisticada e aconchegante para sua família. Já que uma combinação de cores harmoniosa e em equilíbrio com o ambiente tem efeitos diretos nos nossos sentidos, gerando sensações muito agradáveis. 

Gostou de aprender a usar as cores na decoração da sua casa? Então, continue as leituras e entenda a importância de contratar um designer de interiores para auxiliar suas escolhas! 

Separei alguns exemplos para vocês!

O cinza é uma cor fria, e o rosa seco e a cortina branca iluminou o ambiente.
Ambiente monocromático e tons de marsala nas poltronas, no quadro e nas flores, que dão a alegria necessária.
O uso do azul e branco, dão contrates no piso e deixa o ambiente leve e harmônico.
Parede verde escuro, mas para dar leveza e contraste foi usado os tons suaves, para dar leveza.
Base neutra, mas poltronas e mesas no rosé para alegrar.
O ponto de luz da cozinha preta e branca são as banquetas em verde.
Base neutra do ambiente, detalhes dourado, poltronas e quadro em verde fazem o diferencial da sala de almoço.
Paredes claras, tapete azul, sofás e poltronas em terra cota, dão aconchego e personalidade.
Base e peças principais em tons neutros. Tons de azuis nos quadros, almofadas e detalhes dourados.